Projeto sociais
Unidade III
7 Processo/metodologia de trabalho do assistente social na consultoria e assessoria
Joos e Pereira, citadas por Oliveira (2004), apresentam a metodologia e o entendimento do processo de trabalho em assessoria e consultoria, em que tudo se inicia por meio de uma análise interna e externa, seguida de um acompanhamento sistemático e de avaliação de programas e projetos com o uso do Total Quality Control (TQC). Vejamos: • procedimentos padrões, constituição do processo de trabalho; • atribuir à área de Serviço Social domínio tecnológico sobre seu processo de trabalho; • “[...] compreender novos métodos de organização do trabalho, evitando alijar a profissão do processo técnico-metodológico institucional” (OLIVEIRA, 2004, p. 93). Gonzaga, citada por Oliveira (2004, p. 9), apresenta o seguinte entendimento sobre o processo de consultoria e assessoria:
[...] elaboração de planos, programas, projetos sociais, capacitação de recursos humanos, conferências e palestras, implantação de plano, programa e projeto social, elaboração de proposta de estrutura operacional na área social e elaboração de provas para concurso público.
Fica perceptível que a atuação do Serviço Social e o entendimento do que seja assessoria e consultoria não se diferem tanto da visão e do modelo geral que já foi visto. Notamos um descompacto na compreensão e melhor clareza quanto à diferença entre assessoria e consultoria, que, em alguns momentos, se confundem e até são tratadas como sinônimas. Finalizando, é interessante ressaltar a visão que as assistentes sociais Joos e Pereira, citadas por Oliveira (2004), apresentam e que elucidam as possibilidades efetivas de atuação nessa atividade. Segundo essas autoras, o assessoramento e a consultoria permitem mediar e possibilitar a prática do Serviço Social por meio dos seguintes pressupostos: • reconstrução e análise