Projeto festival de musica gospel
1. INTRODUÇÃO
A Música é um fenômeno universal. É a linguagem que todos os seres humanos entendem. É o traço mais expressivo de união entre os povos (BANDEIRA, 2008).
Desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.
A Música religiosa ou de adoração é uma das modalidades mais praticadas em todo o mundo, e aqui no Brasil, um país essencialmente cristão, ela é bastante utilizada nas festividades (Natal, Páscoa etc.) e em liturgias, tais como: missas, cultos, batizados e funerais, entre outras.
Na verdade, é praticamente impossível pensar em qualquer prática ou festividade religiosa sem a presença da Música de adoração. Ela tem por objetivo levar a pessoa ou grupo religioso a ter sentimentos de adoração, fervor, reverência, contrição, piedade e envolvimento em cerimônias ou práticas religiosas. E, certamente, o momento de louvor é para muitos a parte mais agradável desses momentos de devoção e espiritualidade.
A “Parábola dos Talentos” (Mateus 25: 14-30), contada pelo Senhor Jesus Cristo, é uma das mais lindas ilustrações acerca de princípios do Reino de Deus, em relação ao serviço que prestamos a Ele. Ela pode ser interpretada de diversas maneiras, sendo uma das quais associando os “talentos” aos “dons artísticos” que cada cristão pode usar a serviço de Deus.
A “Parábola dos Talentos” retrata a situação de um homem que, ao ausentar-se para longe, chamou seus servos, e entregou-lhes os seus bens. Ao primeiro deu cinco “talentos”, ao segundo dois, e ao terceiro um. Os dois primeiros servos negociaram os talentos recebidos e devolveram, respectivamente, dez e quatro talentos. O terceiro servo devolveu apenas o “talento” que havia recebido. Os servos que multiplicaram seus “talentos” ganharam novas intendências. Mas, o que havia guardado seu “talento”, até este o amo lhe tirou, dizendo: "Porque a todo o que