Canal do panamá
O Canal do Panamá encontra-se localizado no Istmo do Panamá, que é um pais com território situado ao sul da América Central, esse canal tem como objetivo unir o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, tem uma extensão de 82km. O canal tem uma grande importância no fluxo marítimo internacional, que hoje corresponde a 4% do comércio mundial, por não passam pelo canal cerca de 13 mil navios. As pricipais trajetórias saem do litoral leste norte-amercano com destino, pricipalmente, á costa oeste da América do Sul, há também fluxo de origem européia para a costa oeste dos EUA e do Canadá. Em 1534 o Rei Carlos V de Espanha pediu os primeiros estudos topográficos na zona do canal do Panamá, com a ideia de nesse espaço ser construido um canal de ligação marítima entre os dois Oceanos - já na altura os Espanhóis viam a importância estratégica do canal.
No entanto, como eles facilmente constataram, a obra estava muito além das possibilidades técnicas da altura. Mais de 3 séculos depois, o Obreiro do canal de Suez, um Francês de nome Ferdinand de Lesseps, organizou em 1879 a Companhia Universal do Canal Interoceânico do Panamá, com o propósito de construir o canal do Panamá.
As obras foram iniciadas em 1880, mas o projecto acabou por fracassar em 1889, devido às enormes dificuldades que encontraram, pelo clima, pelas doenças que afectavam os trabalhadores (principalmente febre amarela e malária, doenças típicas dos lugares tropicais, que os Europeus por estarem acostumados a um clima diferente, desconheciam e não sabiam como preveni-las e combate-las), e por deficiente administração e capacidade técnica. Mas os Franceses não se deram por vencidos, e em 1894 foi organizada uma nova companhia do canal do Panamá, que com novas avaliações e estudos optaram por tentar outra abordagem, decidindo-se por fazer o canal por eclusas, em vez de um canal totalmente aberto, o que reduziria o montante de terra a escavar e facilitaria o controlo