Canal do Panamá
-Introdução
-Quando o Canal do Panamá foi construído?
-Por que o Canal do Panamá foi construído?
-Quando o Canal do Panamá voltou a pertence ao Panamá?
-Quais foram os danos ambientais que o Canal do Panamá gerou?
-Conclusão
-Bibliografia
Introdução:
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 77, 1km (quilômetros) de extensão, que corta o istmo do Panamá e que liga o Oceano Atlântico (através do Mar do Caribe) ao Oceano Pacífico. O mesmo é considerado de suma importância, pois diminuiu bastante o tempo que as embarcações levavam para fazer o trajeto completo, que passava pelo Cabo Horn. O canal começou a ser construído em 1880 pela França, porém por problemas de Engenharia não conseguiu concluir a obra, que veio a ser terminada pelos americanos em 15 de agosto de 1914.
O transito anual é de mais de 14.000 navios e a operação é ininterrupta. Isso dá uma média de 38 navios/dia. E a operação é o resultado do trabalho de 9.500 pessoas.
O canal atual tem 33,5 metros de largura. O novo canal terá a sua largura ampliada em 39%, vai para 55 metros de largura. As embarcações chinesas e americanas são os principais usuários do canal.
O objetivo do trabalho e analisar a operação, suas características, os impactos ambientais. Conhecer um pouco sobre sua história, e a importância da obra.
Antes de conhecer as características do canal do Panamá é preciso esclarecer o que é um canal. Canal corresponde a uma passagem quase sempre construída pelo homem utilizada pela navegação para atravessar uma determinada área continental, os canais mais conhecidos são Canal de Suez, Canal da Mancha e Canal de Beagle
O Canal do Panamá é um imenso canal construído pelos americanos com o intuito de ligar o Oceano Atlântico ao Pacífico.
Com o sucesso da construção do Canal de Suez, ligando o Mar Mediterrâneo ao Golfo de Suez, era a vez de facilitar a vida dos ianques que tinham de viajar até as gélidas águas do Estreito de Magalhães no extremo