Sistemas de impressao (produção grafica)
Tipografia - 1440
Rotogravura - 1860
Produção Gráfica
Produção Gráfica - Prof. Augusto
8
O sistema tipográfico de impressão é o que mais se aproxima da prensa criada por Gutenberg em 1440, pois consiste na montagem de uma matriz em alto relevo. A qual é banhada de tinta por um sistema de distribuição entre vários rolos.
A tinta é posta no tinteiro, que por sua vez banha o rolo principal. Este irriga outros dois rolos menores colocados em um trilho. Quando a prensa com a matriz levanta, o trilho desliza por debaixo dela, e os rolos lhe transferem a tinta. Quando esta abaixa, carimba o papel corrente efetuando a impressão.
A formação da imagem no sistema de Rotogravura
(de 1860, acompanhando o advento da imprensa rotativa em 1850) é obtida por intermédio de baixos relevos gravados em um cilindro revestido de cromo.
Tais relevos (também chamados de alvéolos ou células) são uma espécie de pequenos sulcos onde a tinta é depositada conforme o cilindro passa pelo tinteiro.
Por ser imerso no tinteiro, o cilindro acaba ficando com excesso de tinta. O qual é retirado com auxílio de uma lâmina raspadeira. Deixando no cilindro apenas a carga de tinta depositada nos alvéolos.
O processo de imersão na tinta permite ao sistema de rotogravura trabalhar com tintas de maior fluidez.
Ideal para a impressão sobre superfícies plásticas e tecidos. Ideal na confecção de embalagens.
Flexografia - 1860
Serigrafia - 1900
A Flexografia também surgiu em 1860 como opção de imprensa rotativa. E assim como na Tipografia, este sistema também possui uma matriz em alto relevo, porém, feita com um material emborrachado de fotopolímeros chamado clichê.
Este clichê é fixado em um cilindro central. O qual gira transferindo tinta à sua superfície e também, simultaneamente, o pressiona sobre o material a ser impresso.
Efetuando assim, a impressão. com uma fita dupla-face
Também conhecido como sistema de Silk Screen, a
Serigrafia