PRODUÇÃO GRAFICA
Michel Patitucci
Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim - ASSEVIM
RESUMO
Este é um trabalho do segundo semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Grupo Uniasselvi Assevim. Tem como finalidade analisar com objetividade o sistema produção gráfica, expondo alguns dos sistemas de impressão mais utilizados. Conclui-se que a inclusão de critérios na classificação e escolha dos sistemas de impressão é fundamental para nortear as decisões dos designers.
PALAVRAS-CHAVE: Sistemas de Impressão; Produção Gráfica; Comunicação Social.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho irá abordar as técnicas utilizadas em sistemas de produção gráfica e tem o objetivo de revelar a evolução histórica de todo processo de impressão mostrando a atuação do profissional na área de produção gráfica.
De modo geral, os designers utilizam com mais frequencia alguns sistemas de impressão específicos no seu cotidiano, seja para produção ou acabamento de peças gráficas. Tipografia, flexografia, offset, rotogravura, tampogravura serigrafia, jato de tina são alguns desses sistemas que recebem maior atenção. As principais características dos impressos resultantes de cada sistema e algumas outras informações relevantes também serão apresentadas.
2 PRODUÇÃO GRÁFICA
Antes de produzir uma peça gráfica é necessário conhecer a necessidade do cliente. Ela é criada por um designer que irá reproduzir conceitos verbais em produto gráfico. Sendo assim, a obtenção e manipulação das imagens e textos que vão compor a peça gráfica dependem da relação da necessidade do cliente e o método de trabalho do designer. De acordo com Lassala (2008, p.1):
Vamos chamar aqui de reprodução de um original o trabalho com imagens e textos, desde a sua captura até a impressão. Essa parte do processo gráfico, focada na criação e pré-impressão, depende de conhecimentos técnicos específicos e é decisiva para o sucesso final