Constrangimento ilegal
Sumário: I. Introdução. II. O tema. III. O tempo. IV. O tempo realiza sonhos. V. O tempo dá a dimensão adequada aos fatos, atenua a dor e traz o perdão. VI. O tempo traz sabedoria. VII. O tempo consolida o amor verdadeiro (e também liberta as pessoas quando ele não existe). VIII. A pósmodernidade e a pressa. IX. Tenham compromisso com o seu tempo. X. Duas palavras a mais. XI.
Conclusão.
I. INTRODUÇÃO
Em um belo verso, que guardei de memória pela vida afora,
Domingos Pellegrini Jr. assim relata um desencontro:
“Partimos exatamente no horário
O destino é que atrasou alguns segundos”.2
Ao vê-los daqui, penso no exato contrário desse desencanto. O
Universo está em expansão, existem milhões de estrelas, inúmeros lugares onde em tese poderia haver vida. Na Terra, somos cinco bilhões, em mais de duzentos países.
No Brasil, 170 milhões, 26 Estados, 5000 Municípios. Meus queridos afilhados: não creio um segundo sequer que estejamos juntos por fruto do acaso, por um acidente cósmico. Havia um projeto para nós, um encontro marcado ao qual não faltamos. E a vida nunca mais foi a mesma.
Eu amo vocês não apenas pelo que vocês são e representam, mas também pelo que fazem de mim. Pela enxurrada de bons sentimentos que me propiciam. Por fazerem com que a juventude me fuja mais devagar. Por me proporcionarem este momento de realização suprema na vida de um professor: o
1
Discurso realizado como Paraninfo da Turma Gustavo Tepedino – UERJ 2001. O texto foi produzido para exposição oral. A presente reprodução conserva tal característica.
2
Domingos Pellegrini Jr., O trem, in Encontros com a Civilização Brasileira 3/174.
carinho dos seus alunos. Meus alunos até ontem; meus colegas a partir de hoje; meus amigos para sempre.
II. O TEMA
Ao refletir sobre o que gostaria de lhes dizer nesta última hora, nesta última vez, veio-me à mente, seguidamente, um episódio. Lembro-me que narrava a vocês que eu havia solicitado