Teologia
UCP
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
CCSA
Introdução à Teologia II
Paulo Roberto da Costa
Samuel de Jesus Rangel
Rafael Macek Ayres Silva
Rerum Novarum
Petrópolis – RJ
2013
Paulo Roberto da Costa
Rafael Macek Ayres Silva
Samuel de Jesus Rangel
RERUM NOVARUM
Trabalho de conclusão apresentado à disciplina de Introdução à Teologia II do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Católica de Petrópolis, como requisito final para a conclusão do curso.
Professor: Pe. Renato Gomes de Andrade
Petrópolis - RJ
2013
RESUMO
A partir da compreensão dos principais pontos da encíclica Rerum Novarum - sobre a condição dos operários de 1891 e dos acontecimentos que influenciaram a produção do documento pretende-se entender a influência do contexto histórico dentro da Rerum Novarum. Com isso, busca-se explicitar os „conflitos‟ decorrentes que desencadearam a necessidade da produção da encíclica e a colocaram como um documento – chave na instituição católica inaugurando uma nova postura da Igreja e assim, colocando Leão XIII em um dilema entre seus pressupostos filosóficos e a necessidade de dialogar com essas „coisas novas‟ trazidas pela modernidade.
SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1
CONTEXTO HISTÓRICO 1
PAPA LEÃO XIII 1
SÉCULO XIX 2
CONTEÚDO DO DOCUMENTO 4
BIBLIOGRAFIA 7
CRÍTICAS PESSOAIS 8
INTRODUÇÃO
Em meio a um período conturbado socialmente, com altas concentrações de renda nas mãos da burguesia e desenvolvimento da ciência e tecnologia, a igreja via a necessidade de intervir e passar o posicionamento cristão com relação a todos esses acontecimentos. Assim, o Papa Leão XIII publicou a encíclica Rerum Novaram (Coisas Novas) que foi pioneira na abordagem de assuntos sobre empresas e proletariado pela igreja Católica e pretendia amenizar