Papel do Administrador
Por definição a administração é o conjunto de princípios, normas e funções que têm por finalidade ordenar a estrutura e funcionamento de uma organização. São esses princípios que conduz o administrador no exercício de sua função e o leva a pensar condições para que a empresa se torne um centro de aprendizagem criador e transformador do conhecimento.
A sociedade da informação trouxe para o administrador o papel de ser um agente de transformação capaz de manter as organizações competitivas e rentáveis. Num sentido amplo, um ‘’papel’’ consiste nos padrões de comportamento que se pode esperar de um individuo dentro de uma unidade social. Para os propósitos do pensamento administrativo, um papel é ligado ás funções e será sobre este tema que desenvolveremos ao longo deste trabalho.
De forma a expor o papel do administrador sob a linha de pensamento de três autores, bem como será possível analisar a função do dirigente em uma empresa por meio de uma entrevista com um administrador, com perguntas levantadas a partir da opinião dos três autores em relação ao tema deste artigo.
1. James A. F. Stoner e R. Edward Freeman
Stoner e Freeman definem a administração como um processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos. Para eles em termos de propósitos do pensamento administrativo, o papel do administrador é um comportamento que se espera de alguém dentro de uma unidade funcional.
Eles citam que Henry Mintzberg fez um levantamento amplo das pesquisas existentes sobre os papéis dos administradores e integrou suas conclusões as resultados de um estudo sobre cinco executivos-chefes. Num esforço de catalogar e analisar os vários papeis dos administradores, o relatório integrado cobriu todos os tipos e níveis de dirigentes.
Mintzberg argumentou que todos os dirigentes envolvem em relacionamentos