DIVERSOS
Introdução 3
Materiais 7
Reagentes 7
Procedimento Experimental 8
Observações 9
Registo de medições / Cálculos 10
Discussão dos Resultados / Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12
1- Introdução (Objectivos do trabalho e Fundamentos teóricos)
O objectivo deste trabalho experimental foi a determinação da concentração de um ácido através do uso de uma titulação por volumetria ácido-base. Neste procedimento era conhecida a concentração exacta da base a ser utilizada (ou titulante) e pretendia-se determinar a concentração do ácido (o titulado).
Ácido, por definição, é uma espécie com capacidade para ceder protões (geralmente iões H+, uma vez que esta espécie apenas possui um protão, ou OH–) a uma base (espécie aceitadora de protões). Um ácido, quando em solução aquosa, provoca o aumento da concentração de H3O+ (ião hidrónio), ao passo que uma base, nas mesmas condições, provoca o aumento da concentração de iões OH- .
Assim, uma vez que uma solução aquosa obriga à presença de água na solução, um ácido em solução aquosa sofrerá uma reacção do tipo:
HCl (aq.) + H2O (l) Cl- (aq.) + H3O+ (aq.)
Levando, assim, ao aumento da concentração de iões H3O+.
Da mesma maneira, uma base em solução aquosa sofrerá uma reacção do tipo, mas desta vez originando o aumento da concentração de OH-:
NH3 (aq.) + H2O (l) NH4+ (aq.) + OH- (aq.)
Se as soluções forem soluções aquosas, a água nelas contida, como é uma espécie anfotérica, tanto pode funcionar como base ou como ácido. Assim, se uma molécula de água funcionar como ácido, esta irá ceder um protão a outra molécula de água que irá estar a funcionar como base, logo começam-se a formar iões H3O+ e OH- , dando-se, assim, a autoprotólise da água:
2H2O (l) H3O+ (aq.) + OH- (aq.)
A relação entre a concentração de cada um destes iões (H3O+ e OH-) é que define o carácter da solução, isto é, se ela é ácida, neutra ou básica (1):