Associação de molas
A lei de Hooke é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, a força que é responsável pela deformação de um corpo dentro de um limite elástico é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilíbrio deixando evidente a constante da mola ou do corpo deformado. Ela será comprovada através de cálculos com os resultados obtidos no laboratório de física experimental. No experimento montamos o equipamento e efetuamos todo o processo necessário com massas diferentes com o intuito de comprovar a constante da mola.
Todos os corpos, independente do tipo de material, tem três regiões distintas: elasticidade, escoamento e ruptura. Estudaremos nessa etapa apenas a região elástica.
Em prática, fizemos o experimento com molas por terem deformação mais notável, sendo de fácil visualização com instrumentos de medição menos precisos. Montagem em série é caracterizada quando duas ou mais molas são montadas em série, e montagem em paralelo é quando duas ou mais molas são montadas em paralelo.
2 OBJETIVOS
Determinar a constante elástica de uma combinação de molas.
3 PARTE EXPERIMENTAL
Material Utilizado:
• Suporte com régua;
• Duas molas helicoidais;
• Suporte para discos;
• Discos de metal.
Associamos duas molas em série e utilizamos o mesmo procedimento da aula passada para determinar a constante elástica do conjunto. Fizemos o mesmo com a associação de molas em paralelo.
Uma força F aplicada na extremidade do conjunto atua igualmente em cada uma das molas associadas em série. A montagem das molas sofrerá um alongamento dado por: Xtotal = X1 + X2, sendo X o alongamento ou deslocamento.
Na associação em paralelo a força F aplicada ao conjunto é dividida entre as duas molas. Na mola 1 atuará uma força F1 e na mola 2 atuará uma força F2. As molas se alongam de uma mesma quantidade X. Então, o alongamento total será igual ao da mola 1, que será igual ao da mola 2: Xtotal = X1 = X2.
4