Associação de molas
Curso: Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática
Disciplina: Introdução à Física/Uma visão do Universo
Docente: Danila Tavares
REALATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE FÍSICA– Trimestre 2012.1/2
Experimento n°. 03
INTRODUÇÃO A FÍSICA: LEI DE HOOKE E ASSOCIAÇÃO DE MOLAS
Veridiana Torres da Silva
Francisca Gleiciana Silva de Castro
Sarah de Sousa Jacinto
05 de Maio de 2012
Campus do Pici - UFC
Fortaleza-Ce
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro - Brasileira
Resumo
Este experimento visa a análise experimental da Lei de Hooke através do uso de molas e pesos em diversos modos de associação. Tal lei pode ser comprovada pela variação linear obtida das medições (distensão da mola) com o aumento dos pesos. Molas associadas em série apresentaram força restauradora menor do que as que estavam associadas em paralelo.
OBJETIVOS
* Verificar a lei de Hooke; * Construir um dinamômetro; * Determinar a massa de um corpo desconhecido. * Determinação da constante elástica equivalente da associação de molas em série e paralelo.
Materiais
1. Molas helicoidais; 2. 1 haste; 3. Porta peso; 4. Massas aferidas; 5. Suporte para prender as molas; 6. Régua graduada; 7. Peso de madeira; 8. 1 tripé;
Introdução
O presente trabalho trata da aula ministrada para os alunos do curso de Ciências da Natureza e Matemática da universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, pela professora Danila Tavares, na Universidade Federal do Ceará- Campus do Pici em Fortaleza.
A lei de Hooke diz que uma mola possui uma constante elástica k, sendo esta constante obedecida até um determinado limite, mas claramente, até onde se percebe uma deformação na mola, neste limite da validade da lei, percebemos que a mola pode ser comprimida ou alongada,