bullyng e constrangimento ilegal
SOCIOLOGIA JURÍDICA
TIO 5º SEMESTRE
BULLYNG E CONSTRANGIMENTO ILEGAL:SOCIOLOGIA JURÍDICA
ALINE DA SILVA OLIVEIRA
RA:34692
HELIA ALVES DE OLIVEIRA
RA:35117
MARIA DE FÁTIMA GONSALVES DE OLIVEIRA
RA:35231
VIVIANE FERNANDES LEMES
RA:34585
DIREITO
5º SEMESTRE
Prof. orientadora: rosa abbade
São Paulo, novembro
2013
ALINE DA SILVA OLIVEIRA (RA34692)
HELIA ALVES DE OLIVEIRA (RA 35117)
MARIA DE FÁTIMA GONSALVES DE OLIVEIRA (RA 35231)
VIVIANE FERNANDES LEMES (RA 34585)
BULLYNG E CONSTRANGIMENTO ILEGAL:SOCIOLOGIA JURÍDICA
Trabalho interdisciplinar orientado
Bullyng e o constrangimento ilegal sociologia jurídica
prof. Orientadora rosa abbade
São Paulo, novembro
2013
Bullyng e constrangimento Ilegal
Introdução
Bullying é um termo da língua inglesa, bully- valentão brigão, é entendido como agressão, ameaça tirania opressão e maus- tratos no qual se refere a varias formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são praticados por um ou mais indivíduo, causando vergonha e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de força ou poder.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em qualquer âmbito no qual as pessoas interajam, como por exemplo, escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em locais onde não há presença ou supervisão de outras pessoas. Estão inclusos no bullying os apelidos depreciativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na maioria das vezes silenciam-se em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. As pessoas que quando ainda crianças passam por esse tipo de assédio, podem acabar carregando esse problema ao longo