Constitucional
Conforme jurisprudência, na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, em obediência ao princípio da legalidade e a Lei, são assegurados o respeito aos direito individuais, sendo assim não podendo o trabalhador receber quantia inferior ao salário mínimo.
Caso 2 – Mulher grávida, que trabalha sob a regime de contratação temporária, lhe consulta como advogado trabalhista para saber se tem direito à licença maternidade. Fundamente a sua resposta na doutrina e na jurisprudência.
R: Sim. É constitucional conforme art. 10, II, b do ADCT que diz que a empregada sob regime de contratação temporária tem direito à licença maternidade, nos termos do art, 7º, XVIII da CF. A define como segurados todos aqueles que exercem emprego ou qualquer tipo de atividade remunerada, efetiva ou eventualmente, com ou sem vínculo empregatício.
Conforme processo RE 287.905/SC, como relatora a Ministra Ellen Grace, a decisão tomada pela 2ª Turma do STF, sob presidência do Ministro Celso de Mello, declara constitucional tal provimento a