const civil
Todo e qualquer exige o tratamento do solo. A realização de estudos sobre o mesmo possibilitará definir como será o projeto utilizado para determinar tipo de terreno.
Posteriormente encontramos outras duas etapas de execução de obras em que o solo do terreno é o foco principal, são elas a Movimentação de Terra ou Terraplenagem, e as Obras de contenção.
A terraplenagem, visando dar nivelamento ao solo, é uma etapa caracterizada pela aplicação de máquinas ao canteiro de obras para se obter um nivelamento do terreno afim de se iniciar a sua execução a partir de platô nivelado, ou mais próximo de um nivelamento perfeito.
Já obras de contenção estão muitas relacionadas somente a segurança, são as obras de contenção que irão “segurar”, muitas vezes, um tipo de solo que se encontra em um aclive bastante ingrime, e pode vir a ceder futuramente.
Baseado nessas duas fases o relatório a seguir busca dar detalhamento a essas duas etapas de execução de uma obra, a fim de se obter suas definições, aplicações e exemplos de execução.
2 MOVIMENTAÇÃO DE TERRA
2.1 DEFINIÇÃO SOBRE A EXECUÇÃO DO MOVIMENTO DE TERRA
Para PÁDUA (2009), “O conjunto de operações manuais, mecânicas ou hidráulicas, realizadas no terreno com o objetivo de melhorar sua conformação topográfica, caracteriza as Movimentações de Terra”. Em outras palavras, o movimento da terra consiste em um conjunto de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, baseando-se sempre em um projeto desenvolvido anteriormente a partir de estudos preliminares realizados para se obter características do relevo doo terreno, entre outros aspectos, assim como também a composição do seu solo. A partir desse pensamento podemos caracterizar a realização da movimentação de terra como umas das principais etapas de toda e qualquer obra, passando desde a aplicação em edificações residenciais, até a construção de estradas, indústrias