seguranca na const civil
Uma das características principais da construção civil é o uso intensivo da mão de obra, fazendo assim com que os trabalhadores vivam constantemente em um ritmo intenso de trabalho. O trabalhar sob essas condições acarreta em um maior grau de exposição dos trabalhadores aos riscos existentes nos seus postos de trabalho. Diante disto, o que fazer então para poder minimizar futuras indenizações que sejam acarretadas pelos acidentes de trabalho na construção civil?
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Informar sobre a importância da segurança do trabalho na construção civil, visando a redução de futuras indenizações que ocorrem devido a falta de uma boa estrutura, tanto física quanto teórica, que possa combater os acidentes de trabalho que existem no canteiro de obras.
2.2 Objetivos Específicos
Demonstrar métodos capazes de desencadear processos de conscientização dos trabalhadores envolvidos na obra, sobre a questão da segurança, tanto a individual quanto a coletiva;
Especificar algumas leis e normas referentes aos acidentes de trabalho na construção civil;
Apresentar que os custos com a prevenção são ínfimos para a empresa, quando comparado aos custos relacionados a acidentes propriamente ditos e que estes custos de prevenção são ainda mais insignificantes quando lembramos que são de grande importância para a manutenção da vida dos trabalhadores.
3 JUSTIFICATIVA
Em tempos onde se discute a desigualdade social como nos dias de hoje, é inadmissível que o capital prevaleça sobre o bem-estar do trabalhador, no que se refere à sua segurança pessoal. Discutir segurança do trabalho é discutir sobre justiça social, e aplicá-la é garantir um futuro ao trabalhador e sua família, sem imprevistos de danos físicos ou mesmo mortes. Em síntese, a aplicação das leis de prevenção de acidentes, para além dos benefícios sociais, influi em uma maior produtividade dos serviços e previne maiores custos com