Conservação ambiental, um elo entre o homem e a natureza
Élida C. de N. C. M. dos Santos2
RESUMO
Os impactos e problemas ambientais emergem agravando-se de acordo com os modelos produtivos e de consumo atuais, sendo imprescindível a construção de um processo contínuo de educação, como estratégia de incluir a sociedade na conservação e na construção de um ambiente de qualidade onde o ser humano estabeleça uma relação harmônica e equilibrada com a natureza.
De maneira a considerar todos os aspectos: econômico, social, cultural, entre outros, criando indivíduos conscientes de seu papel, enquanto agentes deste contexto de socioambiemtalismo.
Palavras-chaves: Meio ambiente, Conservação, Educação
ABSTRACT
The impacts and worsening environmental problems emerge in accordance with the models of production and consumption today, it is imperative to construct a continuous process of education as a strategy to include society in conservation and building a quality environment where being human establish a harmonious and balanced relationship with nature.
In order to consider all aspects: economic, social, cultural, among others, creating individuals aware of their role as agents in this context socioambiemtalismo.
Keywords: Environment, Conservation, Education
INTRODUÇÃO
Até meados do século XX a visão ambientalista que se tinha, apoiava-se em idéias cartesianas, gerando uma concepção fragmentada do mundo, onde homem e natureza operavam em ambientes distintos. A partir de articulações de movimentos sociais estas concepções começaram a serem rompidas, dando inicio a um novo paradigma, o qual se sustenta em uma visão holística, surgindo o socioambientalismo. Assim, ao que se refere ao meio ambiente, homem e natureza passam a ser componentes de um mesmo espaço, passando a coexistir uma relação intrínseca, uma vez que, existe uma simbiose entre eles. A partir da segunda metade do século XX, iniciou-se discussões acerca da necessidade de conservação da