Apontamentos do filme "Escritores da liberdade"
Professora de literatura,idealista e dedicada.
Ponto importante:Caricatura feita de um afro-americano,comentário da professora citando o holocausto e percebendo que muitos de seus alunos se quer sabia sobre o holocausto.
Permite que aqueles alunos sejam ouvidos e possam se expressar.
Seus alunos escrevem ,cada um em um caderno ,seus anseios,medos,sonhos e experiências de vida
Recebendo o apoio constante da professora, seus alunos quebram estereótipos para transformarem-se em pessoas críticas, estudantes universitários de aspiração, e cidadãos para a mudança.
Os estudantes da professora nomearam-se em homenagem aos ativistas dos direitos civis os "Cavaleiros da Liberdade" (Freedom Riders), jovens negros e brancos, intelectuais, artistas e religiosos, que partiam do norte dos Estados Unidos na década de 1960 em caravanas em direção ao Sul, para pressionar as autoridades locais a pôr fim na segregação.
Escritores da Liberdade, porém, trata justamente da discussão do quão prejudicial é tratar pessoas como meros estereótipos.
Escritores da Liberdade, porém, trata de grupos raciais que se colidem, por terem que viver no mesmo ambiente: negros, hispânicos e orientais, todos estudando no mesmo colégio. Fazem parte de gangues e vivem em um lugar muito violento. O ano é 1992, em Los Angeles, EUA. Época de segregação e racismo, onde a intolerância entre grupos étnicos atingiu às salas de aula. A integração fez com que as escolas virassem campos de guerra.
Logo ao iniciar o filme passam fotografias mostrando o caos causados por brigas entre gangues.
Cada personagem conta um pouco do seu drama e de sua vida.
Gangue como sinônimo de família.
Os membros das gangues se matam por causa da raça,do orgulho e do respeito.
Momentos:7:10-8:10;08:47-9:26 Estudante reunidos em gangues dentro da sala de aula + decepção da professora por esperar outra