conselho de segurança da ONU
A ONU é uma organização internacional criada a partir da Liga das Nações em 1945 cuja importância na atualidade é extrema, o que pode ser demostrado por seu assíduo aparecimento na mídia.
O Conselho de Segurança, órgão da ONU de grande atuação em questões de conflitos entre Estados, possui papel importante na manutenção da paz internacional, permanecendo, também, nas manchetes com as principais notícias internacionais.
Devido à tamanha relevância deste órgão e sua atuação em conflitos atuais, como a questão mais pungente de intervenção na Síria em decorrência dos ataques terroristas e mortes relacionadas às revoltas populares e sua repressão, o nosso trabalho visa elucidar a criação, formação e organização deste órgão chamado Conselho de Segurança, que tem atuado principalmente nas revoltas do Oriente Médio.
A presente monografia explana sobre sua formação histórica e sua organização, detalhando sobre a escolha de seus membros, o exercício da presidência do órgão e algumas de suas solenidades.
Ainda, daremos enfoque às notícias sobre a atuação do Conselho de Segurança nas revoltas populares que ocorrem no Oriente Médio como oposição aos governos ditatoriais, os quais, alguns deles já caíram.
Deste modo, explicaremos o Conselho de Segurança e mostraremos sua forma de atuação e sua importância atual na manutenção da paz internacional.
O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS
Inicialmente, o Conselho de Segurança é um dos principais órgãos da Organização das Nações Unidas – ONU. A ONU é uma organização internacional criada a partir da Liga das Nações em 1945, tendo vários propósitos, sendo os principais “Manter a paz e segurança internacionais” e “Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de caráter econômico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais”.
Na Carta da ONU estão discriminados os propósitos e princípios adotados pela