ONU (Conselho de Segurança e Declaração do Direitos Humanos)
O Conselho de Segurança foi pensado para ser o principal guardião da paz mundial. Enquanto a Assembleia Geral pode debater qualquer preocupação mundial, o Conselho de Segurança só trata de questões de paz e segurança. Todos os Membros da ONU concordaram em aceitar as decisões do Conselho de Segurança.
A Presidência do Conselho de Segurança é assegurada rotativamente pelos seus membros, pelo período de um mês. A rotatividade faz-se seguindo a ordem alfabética, em Inglês, dos nomes dos respectivos países.
A votação no Conselho de Segurança é diferente da votação na Assembléia Geral. Para aprovar qualquer resolução é preciso o voto favorável de, no mínimo, nove membros do Conselho; porém os "membros permanentes" têm direito a voto. Isso quer dizer que é necessário que apenas um dos cinco países vote, para que uma proposta apresentada seja rejeitada.
Importância da Declaração dos Direitos Humanos:
A importância da Declaração dos direitos humanos é muito grande. Esse tratado internacional reconhece os do ser humano perante a Lei, seu fundamento é : "todos somos livres e iguais em dignidade e direitos". É o reconhecimento dessa dignidade pertencente a todos os membros da família humana. E a todos os povos das Nações, ou seja a todos os seres humanos.
Embora não seja um documento que representa obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU, de força legal, o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. Continua a ser amplamente citado por acadêmicos, advogados e cortes constitucionais. Especialistas em direito internacional discutem com freqüência quais de seus artigos representam o direito internacional usual.