Ensaio de Granulometria
Este procedimento prescreve o método para determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto, conforme a Norma Brasileira Regulamentadora: NBR NM 248/003.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
MATERIAL UTILIZADO:
Bandeja
Pá pequena
Balança de precisão
Peneiras
Trincha
Peneirador Eletromagnético
Amostragem
PROCEDIMENTOS E RESULTADOS OBTIDOS:
1. Coletar a amostra do material em campo e levar para estufa, então, depois de aquecido e retirado toda umidade do material é que se inicia o processo do ensaio granulométrico.
2. Coletar exatamente 300g da amostragem para que seja feito o experimento.
3. Separar as peneiras que serão utilizadas e encaixa-las uma sobre a outra de modo que, a abertura das malhas fique em ordem crescente da base para o topo. Estas peneiras devem estar previamente limpas.
4. Colocar as 300g de amostra na parte superior das peneiras.
5. Leve o material ao peneirador eletromagnético para que seja feita a vibração da amostra durante aproximadamente 2 minutos, assim sendo, a amostra irá percorrer pelos espaços das peneiras uniformemente.
6. Em seguida, é feito a pesagem na balança de cada material que restou em cada peneira. Deve ser considerado todo o material sobra das peneiras, sendo então necessário fazer uma limpeza com auxilio da trincha para que não tenha sobras.
7. Após a pesagem de cada material de acordo com as peneiras é feito uma tabela indicando o peso em cada.
8. É importante lembrar que, o a soma do peso total de cada peneira de ser aproximadamente as mesmas 300g iniciais, não podendo ultrapassar perda de 1% do total.
9. Calcular as porcentagens retida e acumulada em cada peneira e elaborar uma tabela com estes valores e também apresentar a curva granulométrica do material de ensaio.
Dados Obtidos no Ensaio de Granulometria
Peneiras (mm)
Material Retido (g)
Material Retido (%)
Acumulado
Fundo
5g
2%
2%
0,150
11g
4%
6%
0,300
30g
10%
16%
0,600