Ensaio de Granulometria
Realizamos o ensaio de Granulometria no Laboratório de Mecânica dos Solos do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras sob a supervisão do Professor Marcos Aurélio Sotto e a técnica Mykaelle Santos que nos auxiliou no manuseio e aplicação dos ensaios que descreveremos a seguir.
Utilizamos o ensaio granulométrico para determinar a distribuição granulométrica do solo, ou em outras palavras, a porcentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio.
2. Objetivo
O objetivo principal do ensaio de granulometria é obter a curva granulométrica de um solo. Através da curva granulométrica pode-se estimar as porcentagens (em relação ao peso seco total), correspondentes a cada fração granulométrica do solo.
3. Equipamentos
Os principais equipamentos e utensílios utilizados são:
- Balança
- Jogo de peneiras padronizadas (4.75; 2.36; 1.18; 0.6; 0.33; 0.15; Fundo)
- Agitador de peneiras eletromagnético
- Recipiente
- Bandeja
- Pincel para limpar peneira
4. Norma técnica
Baseado na NBR NM 248:2003
5. Procedimento
Descrição dos Solos
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química. Neste ensaio foi descrito três qualidades de solos:
Arenosos: São aqueles em que a areia predomina, apresenta grãos grossos, médios e finos, mas todos visíveis a olho nú, permitindo o reconhecimento dos materiais. Não tem ligação ou coesão entre os grãos.
Argilosos: Esse tipo de solo possui grãos muito pequenos (microscópicos), cores vivas, como tons avermelhados e amarronzados, e grande impermeabilidade devido aos espaços entre os grãos também serem muito pequenos. Assim, o solo argiloso costuma ficar encharcado. Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.
Siltes: Este tipo de