Organização das nações Unidas
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS - ONU
Professora: Maria Raquel Duarte é Mestre em Ciência Jurídica pela UNIVALI. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidad de Alicante – Espanha/ES. Pesquisadora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – CNJ Acadêmico. Advogada. Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Especialista em Direito Previdenciário pelo CESUSC, Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – UNIDERP/LFG.
Acadêmicos: Bruno Thiesem Carlos Augusto Zimermann de Oliveira Frank Marcello Penteado Charqueiro Lucas Jackson da Silveira Luiz Phelipe Weingartner
Resumo
Este trabalho é um artigo, cujo objetivo é mostrar o papel da ONU – Organização das Nações Unidas dentro do Direito Internacional, destacando sua história seu funcionamento, seus principais órgãos em funcionamento, seu propósito e seus princípios, o papel do Brasil na ONU e seus principais documentos.
Palavras-chave: ONU. Carta. Conselho. Assembleia. Propósito. Princípios. Declaração. Brasil. Documentos.
INTRODUÇÃO
Em 1899, aconteceu a primeira Conferência Internacional da Paz, em Haia (Holanda), que visava elaborar instrumentos para a resolução de conflitos de maneira pacífica, prevenir as guerras, e codificar as regras de guerra.
A Organização que podemos chamar de predecessora da ONU é a liga da Nações, uma instituição criada em circunstâncias similares durante a I Guerra Mundial, em 1919, sob o Tratado de Versailles. A Liga da Nações deixou e existir por causa da impossibilidade de evitar a II Guerra Mundial.
O nome Nações Unidas foi criado pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt e utilizado pela primeira vez na Declaração da Nações Unidas, 1º de Janeiro de 1942, quando os representantes de 26 países assumiram o compromisso de que seus governos continuarian lutando contra as potências