Conotação argumentação
Conotação é a associação subjetiva, cultural e/ou emocional, que está para além do significado estrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito. Além da sua denotação, o sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata,subjetiva. É o sentido de palavras em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido incomum, figurado, circunstancial, que depende sempre do contexto. Muitas vezes é um sentido poético, fazendo comparações.
Exemplos:
A frieza do olhar não se esconde.
A lua nova é o sorriso do céu.
Exemplos de conotação: Os provérbios ou ditos populares são exemplos da linguagem de uso conotativo.
"Quem está na chuva é para se molhar" seria o mesmo que: "Quando alguém opta por uma determinada experiência, deve assumir todas as regras e consequências decorrentes dessa experiência".
"Em Casa de ferreiro, o espeto é de pau" é equivalente a que a pessoa faz favores fora de casa, para os outros, mas não faz em casa, para si mesma.
Comparativo
Quando compara uma coisa com a outra figuras.
Exemplo: O homem é forte como o leão.
Denotação
Denotação é "a representação em desenho de uma rosa vermelha com pé verde". A conotação é que esta é "umsímbolo da paixão e amor"
Denotação de um termo é o objeto ao qual o mesmo se refere.
É o emprego de palavras no seu sentido proprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários. A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. É informação bruta com o único objetivo de informar. É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções etc.
Por isso, a palavra literária é conotativa, é uma linguagem carregada de emoções e sons. Isto fica evidente em momentos da crônicaNotícia de Jornal de