Kkkkk
Língua – É o conjunto de signos (sinais) pelo qual membros de uma mesma sociedade se exprimem
Linguagem – É o discurso ou fala. Ele dá vida à língua, imprimindo-o para frente. Reveste-se da ação. São atos argumentativos que levam à persuasão.
Onde houver compreenção de determinados significados haverá linguagem. A finalidade da linguagem é propiciar aos interlocutores da possibilidade de se comunicarem.
Formas de linguagem
Linguagem falada – Constitui o meio mais utilizado de comunicação, por isso o homem é um ser falante. Características: individualidade expontanedade carater mais concreto maior restrição vocabular contato direto com o interlocutor Linguagem escrita – É a representação da linguagem falada por meio de signos gráficos. Caracteristicas: - Contato indireto com o interlocutor - Maior riqueza no vocabulário - Maior preocupação com a clareza - Maior apego à gramática Linguagem corporal – Ou também conhecida como não verbal. O corpo fala com voz silênciosa. ART 186 do CPP (CP) – O silêncio importa e deve ser interpretado em prejuízo da defesa. PARÁGRAFO ÚNICO – O silêncio jamais poderá prejudicar o réu.
Linguagem do rosto – É a linguagem utilizada através da expressão facial.
César Lombroso – criou a teoria da expressão facial (ex.: julgava a pessoa pela expressão facial – criminoso ou não). TEORIA NÃO UTILIZADA.
Linguagem visual – É a linguagem utilizada através dos olhos.
Linguagem do vestuário – É a linguagem utilizada através do modo de se vestir, estilo, crenças, e até modos de pensar.
Níveis de linguagem
Nível oculto ou erudito – É a linguagem utilizada por intelectuais, operadores do direito, palestrantes. Nível familiar – É a linguagem utilizada no dia a dia, em casa. Agramática não é seguida ao pé da letra, e é utilizada uma linguagem informal. Nível polular – É a linguagem utilizada