Biofilmes
BIOFILMES
Autoria: Arjuna Rama, Felipe Rios, Gustavo Almeida, Paula Resende e Renata de Paiva Professora Daniela Fabrino Introdução à Engenharia de Bioprocessos – 2011/2
BIOFILMES
1/12
O que são biofilmes
Estruturas formadas pela associação complexa de células bacterianas e/ou de fungos; A associação dos organismos em biofilmes constitui uma forma de proteção ao seu desenvolvimento, permitindo a sobrevivência em ambientes hostis.
BIOFILMES 2/12
Estrutura 3D de um biofilme multi-espécie
BIOFILMES 3/12
Formação dos biofilmes
Agregações complexas de bactérias, que se isolam em matrizes protetoras para não serem exterminadas; Formam-se em qualquer superfície e em qualquer ambiente;
BIOFILMES
4/12
Sua formação fortalece as ligações entre células e superfície;
Microorganismos são aderidos aos biofilmes, assim como ocorre a liberação de microorganismos de um determinado biofilme, caracterizando um ciclo de disseminação.
BIOFILMES 5/12
Desenvolvimento de um biofilme. (a) Colonização primária de um substrato; (b) crescimento, divisão celular e produção do exopolissacarídeo (EPS), com o desenvolvimento de microcolônias; (c) coadesão de células individuais, de células coagregadas e grupos de células idênticas, originando um biofilme jovem, de múltiplas espécies; (d) maturação e formação de mosaicos clonais no biofilme maduro. (Adaptado de Rickard et al., Trends Microbiol., 11:94-100, 2003)
BIOFILMES
6/12
Etapas que uma nova espécie bacteriana realiza, durante sua incorporação em um biofilme. (Adaptado de Watnick & Kolter, J. Bacteriol, 182:2675-2679, 2000)
BIOFILMES 7/12
Benefícios dos biofilmes
Produção de fermentados; Tratamento de água e efluentes; Metabolização de esgoto e água contaminada com petróleo; Reciclagem do enxofre oriundo de drenados ácidos das minas; Produção de biopolímeros para usos diversos.
BIOFILMES
8/12