Tropa de elite
Para Platão, a cidade era divida em classes: Tinha uma classe de artesãos e agricultores,para proverem á subsistência deles e dos demais; uma classe de guardiões ,que tem o papel de defender a cidade e por fim o rei-filosófo que governa a cidade.
Para ser um rei-filosófo precisa de muito estudo, esforço e anos de dedicação afim de revelar quem realmente possui alma de filosófo.O rei-filosófo é um homem bom,virtuoso por excelência,que defende atitudes éticas,um governante que distingue o bem do mal, o justo do injusto.
Para Platão, a educação deveria tornar-se algo público, os mestres deveriam ser escolhidos pela cidade e controlados por magistrados especiais. Platão defendia ainda que a educação deveria ser igual para meninos e meninas, iniciando seu aprendizado ainda bem pequenos, dos três aos seis anos,e para os mais velhos recomenda-lhes que pratiquem jogos com as mesmas regras, para que, quando adultos respeitem as regras existente na comunidade. Diferente de hoje em dia que as escolas recebem meninos e meninas e o ensino são os mesmo para os dois.
Portanto, comparando com as idéias de Platão,para nossos dias atuais, não tem muita diferença, é claro que a educação era bem mais rigorosa, os governantes deveriam ser homens honrados e justos.Já os nossos governantes ném sempre levam a sério, os problemas da nossa sociedade,não se preocupam com a educação do país e eles próprios não tem uma boa instrução de como