Tropa de elite
RESENHA DO FILME : TROPA DE ELITE I
Discente: Maria Helena L.de S.Ribeiro Docente: Ricardo Maurício Freire Soares
Filme brasileiro rodado no ano de 2007, sob a direção de José Padilha, retrata a violência urbana e ação da policia do Rio de Janeiro, tanto da polícia militar quanto a do especializado BOPE. Um filme de ação imperdível pela sua autenticidade, pela performance dos atores e principalmente pelo palpitante tema abordado.
Os fatos narrados na película se reportam à época da visita do Papa ao Brasil e os planos que as autoridades da segurança pública traçaram para preservar e proteger o sumo pontífice.
O BOPE, polícia especializada do Rio de Janeiro, diferenciada pelo método de atuação, pelo treinamento duro dos integrantes e principalmente por ser uma polícia séria e combativa, é destacada para fazer essa segurança.
O filme mostra o paradoxo entre a policia militar convencional e a tropa de elite, o BOPE. A primeira, corrupta , seus integrantes sobem os morros para receber dinheiro dos traficantes e dos fornecedores de armas aos traficantes, a convivência é pacífica entre eles pois que exigem a propina dos traficantes das áreas para não incomodá-los.
O BOPE, ao contrário, é formado por uma tropa de elite que não aceita nem admite corrupção e só é acionada para situações extremas, quando a policia convencional não consegue ou não pode resolver a situação.
Daí o filme foca no protagonista, o capitão Nascimento, comandante do BOPE e seus conflitos pessoais e profissionais, a procura do seu substituto pois já não aguenta mais continuar sob estresse,