Origem e evolução da contabilidade
A contabilidade existe desde os primórdios da humanidade, porém, ela passou por diversas mudanças para poder apresentar o estágio que tem hoje.O fato é que essa ciência não surgiu do nada, pelo contrário, ela foi evoluindo de acordo com a necessidade social do homem, principalmente no que diz respeito aos objetos materiais que traziam algum benefício para ele.
Até a época mercantilista, onde ainda não se trocavam a mercadoria por moeda, mas sim por outra mercadoria, o desenvolvimento contábil ainda era muito lento, mas com o surgimento da moedae das medidas de valor, ela teve um grande avanço, tornando-se um sistema de contas completo, facilitando representar os patrimônios e seus respectivos valores.
Com o comércio se desenvolvendo cada vez mais e o homem buscando seu enriquecimento, ficou claro que o sistema contábil não poderia estagnar, foi então que começou um estudo mais aprofundado voltado para a contabilidade. Segundo Favero, Lonardoni, Souza e Takakura (2011,p.10):
“pela análise da evolução do pensamento contábil, percebe-se que a Contabilidade é uma área de conhecimento cuja evolução sempre esteve associada ao desenvolvimento das atividades mercantis, econômicas e sociais.”
No século XIX, a Contabilidade foi reconhecida como ciência social, tendo em Veneza seus primeiros membros que formavam a futura sociedade de contadores.
Assim, podemos perceber que a Contabilidade evolui de acordo com o meio em que está inserido, sendo vulnerável às informações e análises de natureza econômica, financeira, física e da produtividade do objeto em questão. Outro fator a ser destacado é que Contabilidade é um mecanismo que auxilia o homem a se organizar dentro de uma empresa pensando nos seus gastos, lucros e rendimentos futuros, o pode assegurar os objetivos propostos diante dos fatores que cercam a atividade gestacional.
2 DESENVOLVIMENTO
Há uma diversidade muito grande sobre o surgimento do termo contabilidade, alguns estudiosos acreditam