Tropa de Elite
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro é um filme policial brasileiro de 2010, dirigido por José Padilha, que também escreveu seu roteiro, com Braulio Mantovani, e estrelado por Wagner Moura.
Os acontecimentos de Tropa de Elite 2 ocorrem treze anos após os do primeiro filme. Um dos seus focos é o amadurecimento do então Coronel Nascimento, personagem de Wagner Moura, que tem que lidar com problemas com seu filho adolescente. O filme também mostra o crescimento do BOPE e conflitos entre os policiais e milícias do Rio de Janeiro. O diretor José Padilha afirmou que "o filme trata da relação entre segurança pública e financiamento de campanha. Faz ligação entre a segurança e a política". Além disso, uma rebelião é realizada na penitenciária de Bangu 1, liderada por Beirada, personagem de Seu Jorge.
Lançado no Brasil em 8 de outubro de 2010, o filme recebeu considerável atenção da mídia, críticas majoritariamente favoráveis e, em 7 de dezembro do mesmo ano, tornou-se o filme mais visto da história do cinema brasileiro, com 11 milhões de espectadores - marca que não era superada desde 1976, quando o filme Dona Flor e Seus Dois Maridos obteve 10,73 milhões. Em 2011 foi indicado a 16 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vencendo em 9, incluindo a de melhor longa, melhor direção e a de melhor ator por Wagner Moura.[] Em 20 de setembro de 2011, foi escolhido para ser o candidato brasileiro a uma indicação para o Óscar de melhor filme estrangeiro
2010 • cor • 115 min
Direção José Padilha
Produção Marcos Prado/José Padilha
Coprodução Wagner Moura/Braulio Mantovani
Produção executiva Leonardo Edde/James D'Arcy
Argumento José Padilha/Rodrigo Pimentel/Braulio Mantovani
Roteiro Braulio Mantovani/José Padilha
Narração Wagner Moura
ElencoWagner Moura/Irandhir Santos/André Ramiro/Milhem Cortaz/Sandro Rocha/André Mattos/Maria Ribeiro/Tainá Müller
Gênero Drama, policial e ação
Música Pedro Bromfman
Direção de arte Tiago Marques