Conhecimento
Trabalho de Filosofia
Aluna: Ana Carla Souza
Numero: 01
Turma: 2002
Professor: Rafael Introdução
A filosofia procurou não só saber quantos conhecimentos existiam mas, questionar a sua possibilidade e condições de realização.
O trabalho vai detalhar as perspectivas mais adotas nesse período, que são:
Ceticismo
Dogmatismo
Empirismo
Criticismo
Ceticismo
Ceticismo filosófico: postura na qual as pessoas tendem a examinar o conhecimento e as percepções de forma crítica, de modo a questiona-los quanto a sua veracidade.
Ceticismo cientifico: postura pratica na qual é preciso "ver para crer", ou seja, confirmar o que fora dito ou pensado através de provas concretas.
Dogmatismo
Dogmatismo é a tendência de um indivíduo, de afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, é um termo muito utilizado pela religião e pela filosofia.
Empirismo
A palavra empirismo tem sua origem no grego empeiria, que significa experiência sensorial. Defende que todas as nossas ideias são provenientes de nossas percepções sensoriais (visão, audição, tato, paladar, olfato). Locke ressalta que “nada vem à mente sem ter passado pelos sentidos”. A experiência, assim, seria uma apreensão da realidade externa através dos sentidos que forma a base necessária de todo conhecimento.
Criticismo
O criticismo pode ser encarado como uma atitude que nega a verdade de todo conhecimento que não tenha sido, previamente, submetido a uma crítica de seus fundamentos. Neste sentido, ele se aproxima do ceticismo, por pretender averiguar o substrato racional de todos os pressupostos da ação e do pensamento humanos.
Bibliografia :