conhecimento
Como conhecimento e transformado em inovação.
Teoria do conhecimento.
Nos sabemos mais do que somos capazes de comunicar.
Nem toda forma de conhecimento pode ser expressa em palavras, conhecimento e diferente de comunicação.
Conhecimento explicito, podem ser visualizados...
1. Domínio pessoal: significa aprender a expandir as capacidades pessoais para obter os resultados desejados e criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes a alcançar as metas escolhidas.
2. Modelos Mentais: padrões de pensamento que existem na organização; incluem conhecimentos, hábitos e crenças que determinam a percepção do mundo. Colaboradores devem ser capazes de ajustar esses modelos à realidade.
3. Visão Compartilhada: importância do hábito da criação em grupo em que as pessoas se identificam com o grupo, sentindo-se estimuladas e unidas na busca de ideais comuns.
4. Aprendizado em equipe: estímulo ao diálogo e à discussão, à interação autêntica entre as pessoas.
5. Pensamento Sistêmico: enxergar a organização como um sistema integrado e compreender quais são as forças internas e quais são suas inter-relações. É essa quinta disciplina que permite mudar os sistemas com maior eficácia e agir mais de acordo com os processos do mundo natural e econômico.
- Capital humano: capital humano é o conhecimento na cabeça dos empregados e que é relevante para os objetivos da organização. Esse capital é mobilizado quando os colaboradores se devotam a atividades intelectuais e de inovação.
- Capital em clientes: representa o valor dos relacionamentos que a empresa mantém com as pessoas e as organizações com as quais negocia. É medido em fatia de mercado, índice de fidelização de clientes, lucro, etc.
- Capital estrutural: é o conhecimento retido dentro da organização, pertence a todos, portanto pode ser retido e compartilhado.
Conhecimento explícito: é o conhecimento facilmente