Administração de novos negócios
AULA2
PROF. DANILO CUNHA
Muitas pessoas, pelas ruas, podem apenas ver multidões, enquanto um empreendedor percebe muito mais do que isso. Ele pode ver como um fluxo de pessoas com inúmeras motivações, compras, vendas, movimentação de bens, faixas etárias e tipos de negócios. O empreendedor enxerga oportunidades associadas à criação de valor para as pessoas, e não necessariamente com preços baixos, destacando que preço e valor são diferentes.
VALORES
PERCEPÇÕES
MOTIVAÇÃO
OPORTUNIDADES
Transformar ideias em oportunidades de negócios.
Fontes de ideias e oportunidades (Debate)
Novo negócio com base em novo negócio
Baseia-se em competência técnica e grande criatividade do empreendedor, bem como habilidade para prever padrões e tendências.
Novo negócio com base em conceito existente
Há também pessoas que iniciam um empreendimento com base em velhos conceitos. A ideia não é nova e o empreendedor não criou algo inovador, mas desenvolveu um negócio onde nada existia. Portanto, também é considerado um empreendedor.
Um exemplo conhecido é o da Gol Linhas Aéreas, que atua com base em uma estratégia de baixo custo e baixo preço. No entanto, a ideia não era nova quando a Gol foi fundada em 2001, pois a Southwest Airlines em
1971 e a Ryanair em 1985 já operavam com esta estratégia.
Novo negócio com base em exploração de hobbies
Um hobby do empreendedor pode transformar-se em oportunidade de negócio, a partir do momento em que identificar suas possibilidades comerciais em algum segmento da sociedade.
Um exemplo foi a invenção do walkman, criado por Aiko Morita, que jogava golfe e queria ouvir música ao mesmo tempo.
Novo negócio com base em necessidade dos consumidores
O empreendedor potencial pode identificar carências e interesses das pessoas simplesmente prestando atenção em suas reclamações, hábitos e traços culturais, e em seguida interpretar esses comportamentos para desenvolver produtos ou