ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
DE APOIO
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
EMPREENDEDORISMO
-uma revolução-
PROF. JULIO AUGUSTO LOPES
Telefone: 3101.7118
Um otimista, vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista, vê uma calamidade em cada oportunidade”.
Winston Churchill
UniRadial-Estácio
2° Semestre – 2011
São Paulo
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
&
EMPREENDEDORISMO
Administrar significa colocar em gerir, controlar e governar.
Novos negócios relacionam-se com o mundo empreendedor.
O termo empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra francesa entrepreneurship e designa realizar algo (iniciativa + inovação). Para nós, empreendedorismo é a disciplina que tem por fundamento o gerenciamento e administração de um negócio/empreendimento (empresa/ vida/trabalho1).
O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 202. No entanto, é certo que o empreendedorismo é um fenômeno cultural e o empreendedor é objeto do meio social em que vive. Alertamos que o ensino tradicional não foi feito para formar empreendedores, eis que a política aplicada no Brasil sempre foi equivocada, isto é, foi preparada para criarem apenas empregados.
No mundo empreendedor, surge o nosso principal personagem, o “Empreendedor3”. Definimos empreendedor como a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal, assumindo e calculando os riscos e responsabilidades do negócio e sempre inovando. Evidentemente que o risco do empreendedor deve ser sempre moderado, isto é, calculado4, tendo plena ciência do risco, porém, minimizado através dos planejamentos.
Filion5 define empreendedor de forma simples e abrangente: “uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”, (DOLABELA, p.29).
O espírito empreendedor envolve alto comprometimento, emoção, paixão, impulso, inovação, risco, intuição, criatividade, racionalidade, muito