Conhecimento é poder
Não há frase mais verdadeira no mercado atual do que a exposta acima. É fato: quanto mais se sabe, mais poder se tem. E poder no sentido mais amplo, não significando apenas “ser chefe”, mas sim com o significado de decisão. Quem conhece mais escolhe melhor, pois possui mais subsídios e não se deixa levar pela primeira impressão dos fatos.
Com a proliferação de instituições de ensino de 3º grau que ocorreu nos últimos anos, enquanto muitos buscam o aperfeiçoamento, outros tantos ficam para trás, pois acreditam que “não faz diferença” um curso superior. Costuma pensar assim, em especial, quem está em posições baixas na hierarquia, com ocupações operacionais.
E é exatamente o oposto do que deveria acontecer.
Cada vez mais as empresas exigem um nível cultural e educacional maior de seus colaboradores. Para uma função muito comum e bastante procurada, como operador de telemarketing, por exemplo, a maior parte das companhias demanda que o candidato esteja formado ou pelo menos matriculado no Ensino Superior.
É claro que chegar até uma faculdade e se formar, ainda mais se for em uma escola de primeira linha, não é fácil. É preciso passar pelo crivo nem sempre justo do vestibular, conseguir pagar as mensalidades e o material didático, além de se dedicar fortemente aos estudos. Mas essas dificuldades não são motivo para desistir. Até porque, tudo que é conquistado com esforço, possui um sabor especial.
A necessidade maior é a de haver inquietude. É preciso nunca se dar por satisfeito com o que está dado, com o que se tem. O saber tem de crescer sempre! O ensino na forma tradicional é, ainda, a melhor maneira de alcançar o conhecimento. Porém, não é única. Toda cidade possui uma biblioteca pública, mesmo que seja pequena e com poucas opções. O que custa passar duas horas por semana, por exemplo, pesquisando sobre assuntos do seu interesse? Ou sobre uma área que você percebeu que está crescendo em sua empresa? Quem domina o