Conhecimento e conhecimento escolar
RESENHA
Conhecimento e Conhecimento escolar
O conhecimento tem sentido importante em quatro vertentes do campo do currículo: na perspectiva acadêmica, na perspectiva instrumental, na perspectiva progressivista, e na perspectiva crítica.
Na perspectiva acadêmica todo conhecimento é um saber, mas nem todo saber é um conhecimento. Só é conhecimento um saber capaz de passar por testes de validação no contexto de uma disciplina acadêmica especializada. Conhecimento é um conjunto de concepções, idéias, teorias, fatos e conceitos submetidos às regras e aos métodos consensuais de comunidades intelectuais específicas, buscando explicar o mundo e as melhores formas de atuar nesse mundo. Inclui-se como conhecimento os saberes que não são tratados como ciência, como a literatura. A escola através do currículo deve se capaz de ensinar os princípios racionais que garantem a compreensão conforme as regras e permitem o desenvolvimento da mente do estudante.
Na perspectiva instrumental de conhecimento tem relação com a acadêmica, desde que entenda o conhecimento como legitimado pelo atendimento às regras e aos métodos rigorosos na esfera acadêmica. Diferencia-se pelo fato de sua principal referência ser a razão instrumental, que busca sua legitimação pelo atendimento eficiente a determinados fins, sem problematizar os processos que levam a esses fins.
Na perspectiva progressivista, visa que qualquer campo do conhecimento humano representa um corpo de verdades a ser utilizado para a descoberta de novos problemas, novas pesquisas e novas conclusões. A escola deve ser capaz de contribuir para mudanças sociais formando os alunos para serem cidadãos em uma sociedade democrática. O Conhecimento escolar deve levar em conta o desenvolvimento e a maturidade dos alunos, suas experiências e