Conhecimento e aprendizagem ao longo da vida
A sociedade atual está cercada por uma grande gama de informações, no entanto essa abundância não reflete no fato de que não aumentou o número de pessoas com maior conhecimento, e tão pouco, toda essa informação tem sido suficiente para sanar as tensões que enfrentamos na nossa sociedade. Contudo esses divergentes dados serviram para iniciar uma mudança no formato da atual Educação.
• Informação – pode ser vista como fatos que se encontram nas publicações, na internet ou mesmo o que as pessoas trocam entre si.
• Conhecimento – é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação, que varia a cada indivíduo devido suas experiências de vida.
_ Educação ou aprendizagem?
Dada a distinção dentre os conceitos de conhecimento e informação, a aprendizagem acaba tendo diversas interpretações. O método de aprendizagem utilizado até hoje, tem sido o método de apenas distribuir informações ao aprendiz no intuito de que este a retenha o máximo possível. Tal prática, que vem do conceito de que aprender está relacionado com a capacidade de reter a informação transmitida, tem se mostrado ineficaz, pois comprovadamente a quantidade de informação transmitida, não é necessariamente a quantidade absorvida pelo aprendiz; e além disse este formato não consegue abranger todas as informações disponíveis. Tal método, denominado educação bancária, foi criticado por Paulo Freire (1970).
Hoje, em vista dos fracassos obtidos, tende-se a criar condições para desenvolver a habilidade do indivíduo para aprender a aprender. Este novo conceito, que é inteiramente válido, vale-se do conceito de que aprender é construir conhecimento, e assim capacita o sujeito a aprender não somente durante o período em que está na escola, mas sim, por toda vida, conceito de: aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning). Ao invés de apenas reter a informação, o