Intermodais
Centro de Educação a Distância
Superior de Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Intermodais
Professor: Ademir Cavalheiro Leite
Professor Presencial: Professor tutor à distância: Davi Prado Palheta Arakaki
2012
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Intermodais
Limeira/SP
2012
Introdução:
Nesse atividade proposta, pretendemos descrever com exatidão, baseado nas etapas propostas, os gargalos e os principais problemas percebidos nos modais brasileiros, tendo como principal foco o modal terrestre.
Etapa 1.
Evolução dos transportes.
Desde os tempos bíblicos, os líderes militares já se utilizavam da logística. As guerras eram longas e geralmente distantes e eram necessários grandes e constantes deslocamentos de recursos. Para transportar as tropas, armamentos e carros de guerra pesados aos locais de combate eram necessários o planejamento, organização e execução de tarefas logísticas, que envolviam a definição de uma rota; nem sempre a mais curta, pois era necessário ter uma fonte de água potável próxima, transporte, armazenagem e ditribuição de equipamentos esuprimentos. Na antiga Grécia, Roma e no Império Bizantino, os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir recursos e suprimentos para a guerra.
Carl von Clausewitz dividia a Arte da Guerra em dois ramos: a tática e a estratégia. Não falava especificamente da logística, porém reconheceu que "em nossos dias, existe na guerra um grande número de atividades que a sustentam , que devem ser consideradas como uma preparação para esta".
É a Antoine-Henri Jomini, ou Jomini, contemporâneo de Clausewitz, que se deve, pela primeira vez, o uso da palavra "logística", definindo-a como "a ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas", enquadrando-a como "a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores".
Em 1888, o Tenente Rogers introduziu a Logística, como matéria, na