Conhecimento tacito e explicito
CURSO – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO GESTÃO DO CONHECIMENTO
BELO HORIZONTE, 16 DE JUNHO DE 2011.
Etapa 1
Passo 2
O CONHECIMENTO
O conhecimento e a divisão de uma mesma idéia na mente: bom e mau,alegre e triste,isso ao longo dos anos foi sendo aprimorado e chegamos aos dias de hoje com varias formas que podemos chamar de sínteses que esclarecem bem essa de ‘bipolaridade’ de idéias.Abaixo alguns exemplos:
Explicito/Tácito: Acontece quando a organização utiliza o conhecimento transformando um em outro, por exemplo, de tácito para explicito e vice-versa. Assim temos quatro mudanças:
1-Socialização: Tácito para Tácito
2-Externalização: Tácito para Explicito
3-Combinação: Explicito para Explicito
4-Internalizarão: Explicito para Tácito
Individuo/Organização: A organização depende exclusivamente para existir, por isso se destaca a importância da organização estimular e fazer com que os indivíduos ampliem seu conhecimento, para que isso seja usado em prol da sociedade.O individuo na organização e quem surge com a idéia e a organização e quem faz com que essa idéia seja aplicada.
Inferior/Superior: O top-donw diz que o administrador e a única pessoa capaz de criar o conhecimento.O modelo botton-donw já diz o contrario ele fala que quem pode criar e quem esta trabalhando,esta no meio,esta no dia-dia da empresa e conhece realmente do que se trata.
Hierarquia/Força-Tarefa: A hierarquia e uma estrutura que controla e comanda eficientemente no comando de trabalho e organização de forma seria e funcional. A força-tarefa já e mais maleável pode ser adaptada e também eficaz na execução de tarefas.
Oriente/Ocidente :No oriente a idéia dentro da empresa e que o a maquina depende do funcionário para trabalhar e se manter ali.Os japoneses crêem no conhecimento tácito onde só a pessoa que conhece sabe realmente a essência a forma.No oriente e valorizado o conhecimento explicito