Qualidade
Segundo Schigunov, Mirella, (2004, p. 01) O objetivo deste capítulo é o de apresentar de forma clara e objetiva os fundamentos da Qualidade, entretanto, para o entendimento do que seja Qualidade e de seu surgimento faz-se necessário que retornemos no tempo, ao período do surgimento do modo de produção capitalista e da Revolução Industrial. Momentos históricos de extrema importância para o surgimento e desenvolvimento do modo de produção capitalista, no qual a Qualidade se insere. Estamos convictos de que essa contextualização faz-se necessário para que o leitor compreenda como que se processou a implantação e consolidação do modo de produção capitalista em nossa sociedade. Modo de produção este que fornece o suporte para que a Qualidade surja mais tarde.
Ferramenta da Qualidade: Segundo Schigunov, Mirella, (2004, p. 141) O objetivo deste capítulo será o de apresentar algumas considerações importantes e necessárias sobre as Ferramentas da Qualidade. Podemos encontrar inúmeras ferramentas utilizadas para a obtenção da Qualidade. Nesse sentido, propusemos uma divisão didática das Ferramentas da Qualidade da seguinte forma: Ferramentas Básicas, Ferramentas Intermediárias, Ferramentas Avançadas.
Ferramentas Básicas: Segundo Schigunov, Mirella, (2004, p. 142) As Ferramentas Básicas da qualidades são técnicas e métodos simples que são utilizados num primeiro momento da implantação da Qualidade e visam a conscientizar e fazer com que haja um envolvimento e comprometimento com a filosofia da Qualidade.
Segundo Schigunov, Mirella, (2004, p. 142). A metodologia Kaiser apresenta, para as empresas, independente de tamanho e natureza, uma visão de aperfeiçoamento contínuo, perseguição a desperdícios, eliminação de atividades que não agregam valor, movimentos desnecessários e perdas. Desenvolvido pela Toyota na década de 1960, o Kaiser surgiu em decorrência da necessidade de acompanhar a evolução da indústria automobilística. O Kaiser, ao