Analise de texto
A história do teatro brasileiro do século XX pode ser percebida por três ciclos de politização da prática teatral, pois experiências isoladas se conjugaram. Nesse período muitos artistas se interessaram em fazer peças com conteúdos sociais, mostrando a brasilidade do povo. Esses momentos em que uma temática nova – que mostrava no palco não apenas indivíduos, mas também forças sociais - não escondeu seu sentido explicitamente politico, o que exigiu a pesquisa de novas formas, para além do repertório estético dominante. Momentos esse que o teatro desejou dialogar com outro espectador.
O primeiro ciclo de politização do nosso teatro pouco chegou às salas de espetáculos. Aconteceu no final dos anos 20 e durante a década de 30. Dele tomaram parte até artistas que atuavam do teatro comercial, como Álvaro Moreyra, Joracy Camargo e Jaime Costa, que acreditaram ser suficiente misturar teses comunistas com comédia de costumes.
No entanto, as mais importantes experiências de politização daqueles anos não chegaram aos palcos e foram produzidas por escritores modernistas que nunca viram suas peças encenadas, dentre os