Musica na educação
“A música na Educação Infantil”
A música na Educação Infantil entrará no currículo pedagógico a partir de2011. E o grande desafio é como fazer com que os professores conheçam esse gigantesco mundo da música de uma maneira simples de aprender e ensinar. Não é fácil, muitos professores até correm do assunto. Esse trabalho pretende mostrar ao professor a importância da musica no processo de aprendizagem da criança.
Na Grécia clássica o ensino da musica era obrigatório. Pitágoras de Samos, filósofo grego da antiguidade, ensinava como determinados acordes musicais e certas melodias criavam reações definidas no organismo humano. “Pitágoras demonstrou que a seqüência correta de sons, se tocada musicalmente em um instrumento, pode mudar padrões de comportamento e acelerar o processo de cura” (Bréscia, p31, 2003).
Atualmente existem diversas definições para música, mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações.
Os objetivos do trabalho é fazer com que o professor comece a entender o que é linguagem musical, fazer com que ele aprenda a ouvir e a conhecer diferenças entre sons. Trabalhando brincadeiras com músicas infantis, aproveitando a identificação natural da criança com á música. O professor pode ajudar a criança a desenvolver a aprendizagem com á música, pois, iniciando um estudo musical na Ed. Infantil ele estimula a capacidade de concentração e traz benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático da criança. Para ter uma sociedade mais critica no futuro, tanto para Educação quanto para a música.
Essa pesquisa é muito importante, pois, a música entrara na grade curricular das series iniciais. É importante ressaltar que muitos professores não estão preparados para trabalhar música em sala de aula. A pesquisa servira de apoio