Analise de texto
Este trabalho teve como objetivo analisar a mesma matéria veiculada em dois jornais de grande circulação em São Paulo.
Os jornais analisados são: Estado de S.Paulo, com o titulo da matéria sendo “Aécio se aproxima do novo PSD para consolidar candidatura à Presidência” e o jornal Folha de S.Paulo com o titulo da matéria sendo “Aécio e Alckmin se unem para sucessão no PSDB”. Com isso queremos mostrar que ambos retratam o mesmo assunto porem abordando pontos de vista diferentes, cabendo ao leitor saber identificá-los e verificar qual a matéria que informa melhor a realidade.
2 Caracterização
Analisamos dois jornais de grande circulação em São Paulo, tendo o jornal Folha de S.Paulo, uma tiragem aproximada de 300 mil copias, os redatores da matéria analisada foram Daniela Lima com a colaboração de Vera Magalhães.
O jornal Diário de S.Paulo com uma tiragem aproximada de 70 mil copias, os redatores da matéria analisada foram Christiane Samarco com a colaboração de Julia Duailibi.
3 Referencial Teórico
Os jornais são tipos de textos que buscam informar e convencer o leitor das situações expostas.
Para isso os produtores e redatores do texto recorrem a varias estratégias, entre as quais destacamos o pressuposto, metáfora, discurso direto e o viés, que explicaremos seus significados para melhor entendimento do trabalho.
3.1 Pressuposto
Para entendermos melhor, o pressuposto é;
São aquelas idéias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.
Na leitura e interpretação de um texto, é muito importante detectar os pressupostos, pois seu uso é um dos recursos argumentativos utilizados com vistas a levar o ouvinte ou o leitor a aceitar o que está sendo comunicado. Ao introduzir uma idéia sob a forma de pressuposto, o falante transforma o ouvinte em cúmplice, uma vez que essa idéia não é posta em discussão e todos os argumentos subseqüentes só contribuem para