Analise de Texto
Gancho, Cândida Vilares
São Paulo: Ática – 2004
Roteiro de Análise sobre o texto Pai e Mãe.
1 - Tipo de Narrativa
É uma narrativa tipificada como conto, pois é uma história curta e com conflitos, tempo e espaço e número de personagens.
2 – Elementos da Narrativa
Enredo.
O enredo possui verossimilhança, pois existe causas e consequências durante o transcorrer da história.
Partes do Enredo.
O texto é completo pois existe todas as partes, exposição, complicação, clímax e desfecho.
Exposição: “A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais”. Basicamente a história é mostrada em redor de escravos que fugiam e eram capturados.
Complicação: “Quando veio a paixão pela moça Clara, não tinha ele mais que duvidas (...)”. O personagem Candinho se apaixona pela moça Clara e a história continua se desenrolando.
Clímax: “Hei de entrega-lo o mais rápido que puder, murmurou ele”. Nesse momento Candinho iria entregar o filho ao farmacêutico, pelo fato de não ter dinheiro pra comprar comida.
Desfecho: “O pai recebeu o desfecho com a mesma fúria com que pegara a escrava fujona agora a pouco (...)”. Após recuperar uma escrava fugida, Candinho recebeu uma boa herança e rapidamente buscou seu filho novamente, pois tinha dinheiro para dar comida ao filho e a esposa.
Personagens.
Protagonista: Candinho é o protagonista da história.
Antagonista: Tia Arminda, que orienta Candinho sempre para o mesmo corrigir seus erros e tomar um rumo correto em sua vida.
Personagens secundários: Clara, a esposa de Candinho, os escravos recuperados, o farmacêutico, etc. .
Todos os personagens do texto, são personagens planos, por serem caracterizados com poucos atributos, que se identifica facilmente perante o leitor.
Tempo
Época em que se passa a história
A história é contada na época da escravidão, na época do império como relata o texto.
Duração da história
A duração da história é longa pois o