Concílio Vaticano II
* Seu objetivo foi “modernizar” os conceitos da igreja católica, a fim de atrair de volta os cristãos afastados.
*
Dentre as pautas discutidas, estavam temas como: rituais da santa missa; deveres de cada padre; liberdade religiosa; e a relação da igreja com os fiéis e seus costumes.
*
O Papa convocou todos os bispos, e durante três anos(1962 – 1965) foram debatidas questões de mudança na igreja.
Mudanças claras após o concílio:
- O papa aceitou dividir seu poder com outros cardeais;
- As missas passaram a ser rezadas na linguagem de cada nação, com o padre de frente para os fiéis, aceitando ajuda de pessoas comuns na celebração (antes disso eram realizadas em Latim, o padre orava de costas ao público e só ajudava nas celebrações membros do clero);
-Aceitação e respeito à outras religiões não cristãs, como o Islamismo e o Judaísmo. Entrou-se em concordância de que através de outras religiões também era possível conhecer à Deus e conquistar a salvação.
- São abolidos santos criados pela população, desde que não sejam canonizados pela Igreja. Cristo passou a ser o assunto principal nas celebrações religiosas.
- Os sacerdotes da Igreja, tais como padres, não são mais obrigados a utilizar batinas, túnicas e outros símbolos religiosos. Agora podem se vestir com trajes sociais. Quanto à seu comportamento, ainda se proíbe o casamento e atos sexuais.
O que não mudou:
- Conceito de castidade e aborto. A igreja condena a relação sexual antes do casamento, e também proíbe o aborto, mesmo em caso de estupro.
-