analise de texto
TEXTO I
Não só baseado na avaliação do Guia da Folha, mas também por iniciativa própria, assisti cinco vezes a “Um filme falado”. Temia que a crítica brasileira condenasse o filme por não se convencional, mas tive uma satisfação imensa quando li críticas unânimes na imprensa. Isso mostra que, apesar de tantos enlatados, a nossa crítica é antenada com o passado e o presente da humanidade e com as coisas que acontecem no mundo. Fantástico! Parabéns, Sérgio Rizzo, seus textos nunca me decepcionam.”
Luciano Duarte. Guia da Folha, 10 a 16 de junho 2005.
FUNÇÃO EMOTIVA OU EXPRESSIVA
É quando as emoções,expressões de sentimento e opiniões do emissor é posto em destaque, ou seja, um texto subjetivo pessoal, com verbos e pronomes na primeira pessoa,reticências, pontos de exclamação, etc. Como mostra no texto acima,nas expressões: “Tive” ”Temia” ”Fantástico!”,
TEXTO II
RESERVA CULTURAL
Você nunca viu cinema assim.
Não perca a retrospectiva especial de inauguração, com 50% de desconto, apresentando cinco filmes que foram sucesso de público. E, claro, de crítica também.
FUNÇÃO CONATIVA
É quando o autor tenta por meio do modo imperativo, Ex: (Não perca), persuadir ou influenciar o receptor a realizar determinada ação, ou seja, convencê-lo. Usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.No caso, vemos uma oferta oferecida, onde mostram através de ofertas benefícios ao cliente.
TEXTO III
****UM FILME FALADO - Idem. França/Itália/Portugal, 2003. Direção: Manoel de Oliveira. Com: Leonor Silveira, John Malkovich, Catherine Deneuve, Stefania Sandrelli e Irene Papas. Jovem professora de história embarca com a filha em um cruzeiro que vai de Lisboa a Bombaim. 96 min. 12 anos. Cinearte 1, desde 14. Frei Caneca Unibanco Arteplex7, 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h50.
FUNÇÃO REFERECIAL
Transmição de uma informação objetiva, expondo dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários,