Conceito de Lucro
SOBRE O CONCEITO
DE LUCRO DA 1RANSFORMAÇAO
IVAN PINTO DIAS tiA quantia mais importante para o administrador de emprêsas é o lucro da transfoTtr.t3çãodiEpOnÍvel para pagar os custos incorridos na conversão das matérias-primas V. ]AMES.
em produtos acabados." ......., OHN
J
Hoje em dia, onde existem bruscas modificações tecnológicas e obsolescência dos produtos - mesmo quando esta é provocada - grande parte das emprêsas industriais necessita de informações financeiras mais minuciosas, a fim de saber o que está acontecendo com os seus produtos.
Ao mesmo tempo, a necessidade de pessoal mais hábil e treinado em todos os ramos de conhecimentos abrangidos pela administração de emprêsas torna necessária a obtenção de informações e dados atualizados sôbre as diversas fases das operações de uma emprêsa.
Embora reconhecendo que os lucros são essenciais para o sucesso de uma emprêsa e, possivelmente, o retôrno sôbre o capital empregado a melhor medida básica de seu desempenho, somos forçados a reconhecer que ambos dependem da diferença entre o preço de venda e os custos de produção e de distribuição.
Conseqüentemente podemos afirmar, sem cometer excessos, que do ponto de vista microeconôrnico, a maior parte das atividades de uma emprêsa industrial reduz-se
IVANPINTO DIAS - Professor-Adjunto e Chele do Departamento de Contabilidade, Finanças e Contrôle da ElICOlade Admini.tragão d. Empr''''
d. São
Paulo, da Fundação Getúlio Varllll/J.
CONCEITO DE LUCRO DA TRANSF'ORMAÇAO
38
R.A.E./22
à compra de materiais e à adição de habilidades especiais como mão-de-obra direta, custo indireto de fabricação, esforços de venda que aumentarão o valor dêsses materiais para o consumidor final.
Os economistas já aplicam ao setor macroeconômico o conceito de "valor adicionado" (added value). Isso significa que para determinada emprêsa o "valor adicionado" é igual ao preço de mercado dos bens produzidods menos o custo de materiais