Conceito de maximização de lucros
De acordo com o dicionário maximização é determinação do maior valor que uma grandeza pode ter.
Lucros: Ganho líquido, benefício, vantagem.
Maximização de lucros em relação à organização nada mais é do que o resultado financeiro positivo de uma empresa, sendo o total (receita) e o custo de dividendos. Conseqüentemente a empresa que tiver a maior diferença entre receita e dividendos terá um lucro maior.
Exemplos de empresas com Maximização:
Matéria: Apple sem ele.
Recentemente Jobs anunciou sua saída do cargo de presidente da Apple dizendo que não podia mais cumprir suas obrigações e expectativas da empresa, com isto em verdade, deixou o mercado com grandes receios das possíveis conseqüências, pois Jobs sempre foi o percussor da Apple onde se não tudo ou quase tudo foi de sua invenção.
Um exemplo de empreendedor e administrador, que fundou a Apple na garagem de sua casa em 1976, juntamente com seu amigo Steve Wozniak.
A Apple é um exemplo de empresa cuja maximização de lucros é satisfatória, uma organização que sempre lançou produtos inovadores que nem mesmo seus concorrentes pensavam em criar. Estando sempre à frente o que o permite ter a maior lucratividade em relação a todos os mercados que atuam, mesmo naquele em que sua parcela de vendas é menor, isso torna – se o resultado de uma política que sempre foi ter um planejamento tributário, pois é ele que define a vida ou a morte de qualquer empresa e manter baixos custos para produção e altos preços em seus produtos, ou seja, as empresas que investem e buscam valorizar o capital humano, qualificando e desenvolvendo os colaboradores podem garantir uma fatia maior na lucratividade, aproveitando ao máximo o poder de inovação, são empresas fortes e maximizam os