Conceito de lucro para a contabilidade
O conceito de lucro para a contabilidade é basicamente o resultado do excedente da receita em determinado período. Muitos outros conceitos abordam o tema lucro.Não obstante, a grande limitação dessa medição é a questão de estar aferindo fatos passados, sem, no entanto, poder corrigir possíveis situações em que se melhoraria a situação da empresa.
Segundo Hendriksen e Van Breda(1999), o conceito mais harmônico de lucro contábil é a diferença entre receitas e despesas, todos os ganhos e perdas.A clara definição do lucro líquido está contida na demonstração do resultado do exercício.Completam, ainda, que o conceito de lucro mais apropriado para a divulgação financeira das atividades de uma empresa é determinado, em grande parte, pelos objetivos destinatários visados, dos dados contábeis sintetizados e pelo conteúdo interpretativo do valor informado.
O conceito contábil de lucro é de maneira geral direcionada para a medição do resultado liquido de uma entidade. Do ponto de vista dos órgãos normativos e autores pesquisados, o lucro é mero resultado auferido entre receitas de um determinado período, passível de distribuição.
“A lei define com clareza, por meio da Demonstração do Resultado do Exercício, o conceito de lucro liquido, estabelecendo os critérios de classificação de certas despesas. De fato, o lucro ou prejuízo liquido apurado nessa demonstração é o que se pode chamar de lucro dos acionistas, pois além dos itens normais, já se deduzem como despesas o Imposto de Renda e as participações sobre os lucros a outros que não os acionistas, de forma que o lucro liquido demonstrado é o valor final a ser adicionado ao patrimônio liquido da empresa que em ultima analise, pertence aos acionistas, ou é distribuído como dividendo.(IUDICIBUS ET AL, 2003, p.31).
Em se tratando de gestão financeira, o lucro contábil é passível de sérias distorções para analise de resultados. A principal limitação do lucro apurado pela contabilidade