Conceito de lucro
O lucro de uma empresa é - em última instância - o resultado da sua atividade. Se uma empresa vende produtos ou serviços, o lucro poderia ser definido como o que resta do valor recebido pelas vendas quando são descontados os custos das mercadorias/serviços e os outros custos da empresa.
Apurar o lucro de uma empresa (mesmo uma microempresa) pode ser bastante trabalhoso, uma vez que é preciso fazer um levantamento do custo de aquisição de cada mercadoria que foi vendida no período.
Outro fator de complicação é avaliar o custo de um serviço prestado, uma vez que temos a tendência de não contabilizar o tempo gasto durante a prestação do serviço (um grande erro, sem dúvida). Tente calcular (ainda que aproximadamente) o custo de cada serviço prestado. Inclua neste custo, o custo da mão-de-obra, dos insumos utilizados na prestação de serviço, custo-hora das máquinas utilizadas, etc.
Lucro e fluxo de caixa
Em primeira análise, poderíamos imaginar que o lucro e o fluxo de caixa são equivalentes. Assim, poderíamos supor que toda empresa que apresenta lucro, terá um fluxo de caixa positivo.
Nem sempre isso é verdade, embora possamos dizer que a longo prazo, uma empresa lucrativa terá sempre uma tendência de fluxo de caixa positivo.
Um dos principais motivos para a diferença entre um e outro é que o prazo de pagamento das suas mercadorias não coincide com o prazo de recebimento das suas vendas. O estoque de uma empresa comercial normalmente é composto por uma mistura de mercadorias que já foram pagas com mercadorias que ainda estão por ser pagas.
Se num determinado mês a loja recebe uma grande quantidade de mercadorias compradas a vista, há uma tendência de que o fluxo de caixa daquele mês seja negativo. Entretanto, o capital aplicado na compra das mercadorias não desapareceu, tendo apenas se convertido no seu estoque. Mesmo com fluxo de caixa negativo, a empresa poderá operar com lucro.
O conceito também é válido para o ramo de serviços. Se você